sexta-feira, 4 de julho de 2014

Referências para leitura - Conhecimento é PODER !



 "O homem que sabe é mais feliz que o homem que não sabe!" - Enéas Carneiro

Pessoal, segue algumas referências para leitura e uma breve descrição de cada uma:

1- Why We Get Fat: And What to Do About It - Gary Toubes

Este é o melhor livro que já li sobre emagrecimento. Bem escrito e revolucionário. Infelizmente no Brasil, há muito pouco sobre Low-Carb, para não dizer nada. Nada desse autor está em português. 5 Estrelas.

2- Good Calories, Bad Calories - Gary Toubes

Outro, do mesmo autor. Explicando por que contar calorias leva ao engano e um monte de outros assuntos e materiais interessantes. 5 estrelas.

3- The Paleo Diet - Loren Cordain

Neste, o autor aponta através de evidências o que pode ser o modelo dietético mais afinado com a genética humana, a Dieta Paleolítica, ou simplesmente Paleo. 5 estrelas.

4- Barriga de Trigo - Willian Davis

Este não é um livro de dietas, é um livro em que é mostrado os malefícios dos inocentes pãezinhos, e a importância de eliminar farináceos, pães e glúten da dieta, uma vez que há muita coisa mostrando que eles estão ligados a distúrbios nervosos e outras morbidades. 4 estrelas.

5- Dieta da Mente - David Perlmutter

O título ficou terrivelmente traduzido, uma vez que o original é Grain Brain (Cérebro-Grão), mas o conteúdo é muito bom. Também não é um livro de receitas, fala do impacto de grãos e cereais em nossa saúde. Eles nunca deveriam ser nossa base alimentar. Mostra também um modelo de suplementos com gordura para criar um pool magnífico para um ótimo funcionamento do cérebro. "Turbine seu cérebro" - diz ele. 4 estrelas, levaria 5 estrelas se esse site não fosse voltado ao emagrecimento.

6 - Eat, Stop, Eat. - Brad Pilon

Também em inglês, fala de maneira objetiva e clara um poderoso aliado no emagrecimento saudável - O Jejum Intermitente (JI). Muito esclarecedor - 4 estrelas.

7- Eu Não Consigo Emagrecer - Pierre Dukan

Esse é famoso aqui no Brasil. Embora desatualizado, serve para matar a vontade de doces e começar a ter noções básicas sobre um modelo mais eficaz de emagrecimento. É pobre na parte fisiológica, mas o autor acerta em indicar receitas de guloseimas sem açúcar e conquistar a empatia do leitor por um estilo mais saudável mesmo com doces ou outras guloseimas de confeitaria. Não gosto muito do livro por fazer com que o autor fique ainda em torno do problema, que é a necessidade de doce. Serve apenas para reduzir os níveis de açúcar com guloseimas sem esse veneno. 2 estrelas pela ideia. O contrário do ideal não precisa ser péssimo.

Irei incluir mais livros aqui com o tempo. Mas, saibam que a maioria dos bons livros de dieta estão em inglês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário